quinta-feira, 14 de junho de 2012

Apresentação


Nosso grupo é formado por alunos do COLEGUIUM/OP que no dia 24 de abril de 2012 teve a oportunidade de visitar um local incrível, o Museu das Minas e do Metal, situado na praça da liberdade em Belo Horizonte.
O Museu tem como principal intenção mostrar e informar as curiosidades que vivem por dentro do mundo dos metais. O mais interessante é que ele quebra totalmente a idéia de que museu precisa ser velho e atrair apenas pessoas velhas, já que possui inúmeras atividades interativas e modernas, das quais até mesmo os jovens têm vontade de participar.
Passamos por diversas salas existentes no museu como: "Chão de estrelas" (onde pudemos observar mais atentamente através de lunetas apontadas para o chão as riqueza dos minerais),  "Miragem" (Imagens 3D formadas graças à ajuda de espelhos concavos), "Janelas para o mundo" (Uma série de vídeos que mostram a utilização dos minerais ao decorrer dos anos), "Mesa dos átomos" (Uma mesa interativa de átomos em que nós mesmos somos capazes de criar novos compostos químicos), "Vale quanto pesa" (Uma balança que mede em gramas quantos metais possuimos em nosso corpo e quais são esses metais), além de muitas outras como "Língua Afiada", "Tabela Periódica", "Vil metal", " Descomissionamento" e " Mapa das Minas".
Se você quer conhecer mais sobre o museu contiue lendo as próximas postagens do blog pois postaremos mais detalhes sobre cada sala.

Divulgação do museu


Museu das Minas e do Metal, also known as MMM, is a Brazilian museum located in Belo Horizonte, Minas Gerais. It’s a good, beauty and interesting place to visit, because has amazing rooms and all of them has name and description in English, so it’s prepared for all kind of tourists who knows a bit of the world language. The museum uses technology to show the universe of rocks, the processes of transformation of minerals and their importance to human life and social development, economic and cultural. It’s divided into two parts: one for the mines and one for the metals. In this video you can do a virtual tour: 


Mines Part
Mines part presents seven rooms:
·       Land of Stars (Chão de Estrelas): It’s an upside down planetarium which has telescopes point towards the ground magnifying the minerals

·       Mirages (Miragens):This room uses a game of mirrors and reflections, for the minerals in exhibition seem to be at hand’s reach

·       Map of Mines (Mapa das Minas)
 
·       In the Room of Mines (Na Sala das Minas)

·       Mineral Inventory (Inventório Mineral): Presents over than 450 samples, including selected minerals, gems and meteorites, divided into 63 showcases, which 20 of them show curiosities and physical properties of minerals through videos and audios.

·       Environment (Meio Ambiente): Shows through holograms the consumption of minerals and natural resources of a mine.

Metals Part
Metals part presents nine rooms:

  • ·Atoms Table (Mesa dos Átomos): Presents an interactive periodic table which the visitors can manipulate and combine the elements


  • ·       Periodic Table (Tabela Periótica)


  • ·       Alloys and Compounds (Ligas e Compostos)


  • ·       Windows to the World (Janelas Para o Mundo): Shows through videos the human use of metals in arts, transport, telecommunications, wars, cities, robotics and others. 


  • ·       Sharp Tongue (Língua Afiada)


  • ·       Vile Metal (Vil Metal): This room enables the comparison of metals with others products at different epochs


  • ·       Logistics (Logística): Through an interactive model, this room presents the logistics operations of a mine, from extraction to marketing. 


  • ·       Magic Mirror (Espelho Mágico): As the name implies, it’s a mirror which the visitors are able to adorn herself with electronics jewels of various antique civilizations. 


  • ·       Value by Weight (Vale Quanto Pesa): It’s an amazing scale which measures the average quantity of each metal in your body.
Lands of star
























Map of Mines

Logistics and, behind, Magic Mirror


Value by Weight



Periodic table



Mineral Inventory






Atoms Table








Cultura


Os metais sempre estiveram presentes ao decorrer do desenvolvimento humano. Grande parte das coisas que fazemos hoje não seriam possíveis de executar se não fosse pela existências dos metais.
Você sabia que o grafite é um metal? Sim, o grafite é um metal, ou seja necessitamos de um metal para podermos escrever. O grafite do lápis na verdade é uma mistura do grafite e de argila e não ele puro.
Os primeiros lápis que existiram foram criados na Inglaterra, na primeira mina de grafite descoberta.  Os lápis eram de péssima qualidade e, para os grafites durassem mais acrescentavam cola, cimento ou borracha. Mas como a Inglaterra tinha o monopólio no comércio de lápis ela conseguia vender seu produto de baixa qualidade a preços altos.
O francês Conté e o austríaco Hartmuth criaram o modelo atual do lápis, misturando o grafite com a argila.
ARMAS:
Império Romano:








Desde a Idade Antiga as armas eram feitas de metal. No Império Romano os gladiadores utilizavam escudos e armaduras feitas de metais pesados para poderem tentar se defender.

Idade Média :
















Os cavaleiros da Idade Média utilizavam armaduras ( primeiro vestiam uma roupa de linho ou lã. Por cima dessa roupa eles colocavam uma camisa acolchoada. Depois colocavam uma malha de aço e por último vestiam as placas de ferro), um capacete de metal para proteger a cabeça.
Como armas os cavaleiros utilizavam arco e flecha, espadas e outras armas. Engana-se quem pensa que os guerreiros desta época sofriam com o peso dos equipamentos pois estudos comprovam que é praticamente o mesmo peso que os soldados de hoje em dia suportam nas guerras.
Idade Moderna :
Fecho de Silex
Fecho de Percussão
Na Idade Moderna começaram a criar as primeiras armas de fogo. A primeira arma de fogo construída que funcionou foi a fecho de roda, que deu espaço e conhecimento para a criação da Fecho de Silex no século XVI A Fecho de Percussão ( século XVIII ) e a Baioneta ( final do século XVII ).

Idade Contemporânea
1 Grande Guerra
Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, durante a Belle Époque houve uma grande ascensão na indústria Bélica pois já previam uma guerra.













Durante a Primeira Guerra foi descoberta a metralhadora que passou a ser um pesadelo para os que se opunham a Alemanha por ser automática



















A Granada de mão foi um dos símbolos da Guerra e foi utilizada primeiramente pelos britânicos
Morteiro Minewefer
















Foi uma arma criada pela Alemanha na Primeira Guerra que causou muito estrago por ter uma trajetória portátil em parábola.

Luger
















Foi uma arma, também criada pela Alemanha, popular entre os pilotos de aviões por ser confiável.


Visão de vampiro – Sturmgewehr


















Foi uma arma utilizada pelos franceses e seu uso era mais vantajoso a noite por conter visão infra-vermelha



Tiroteio em torno dos cantos – Der Lauf Gebone



Arma alemã que se diferenciava das outras por poder atirar de lado.


Tanques Super-Pesados
















Eram tanques lentos, porém eficazes que chegavam a pesar mais de 180 toneladas

O “Walking Tank"














A potência deste veículo era suficiente para derrubar minas.

Bomba Atômica:
A bomba atômica é composta por um metal (urano) , ou seja todo o seu poder de destruição é devido a um metal o que apenas nos prova a necessidade humana dos metais.
Observação: Todas as armas utilizadas tanto na Primeira, quanto na Segunda Guerra mundial eram feitas de metais. 














Economia


O  algodão sempre apresentou grandes diferenças em relação aos anos que se passam tendo como a temporada de maior variação as  décadas de 50 a 80 que apresentaram a maior alta do preço do algodão mais precisamente no ano de 1951 onde os preços subiram drasticamente.

Em 1950 a 1951 o preço do algodão apresentou um grande aumento em relação aos dois anos sendo que em 1950 a tonelada do ouro se valorizava em cerca de 3900  dólares  o que na época equivalia a cerca de 86 gramas de ouro,  já 1951 o preço do algodão já se apresentava com quase o dobro do ano anterior tendo a tonelada o valor de  cerca de 6450 dólares e valendo 140 gramas de ouro mostrando dados muito positivos e lucrativos para os grandes produtores porem em 1960 houve uma grande desvalorização do preço do algodão com a sua tonelada chegando a  custar 1900 dólares e equivaler a apenas 41 gramas de ouro essa grande queda no preço do algodão se deu pela grande instabilidade dos preços e queda nas taxas de exportação.
  
 Depois da grande queda no preço do algodão em 1971 o preço da sua tonelada se estabilizou chegando a valer 2060 dólares e a equivaler a 45 gramas de ouro o que se explica pelo aumento no preço do petroleo e a partir da década de 80 o preço do ouro continuou estável podendo alcançar de 2500 a 2910 dólares  e a equivaler de 55 a 64 gramas de ouro.

O algodão em todo este período desde a década de 50 a década de 80 pode ter o período dividido em três partes mais relevantes como:
Valorização- de 1950 ate 1960 (principalmente em 1951)
Desvalorização- de 1960 ate 1970
Recuperação- de 1970 a 1980 (principalmente em 1977)

Ciência e tecnologia/Física


Todos nós sabemos o que são espelhos, já eles estão freqüentemente em nosso dia-a-dia. No entanto, aqui falaremos de outro tipo de espelho, um que provavelmente você não conheça tão bem: Os espelhos côncavos. Estes têm propriedades bastante diferentes dos que temos em nossas casas (os espelhos planos).
Se quiser vê-los em um espaço mais familiar basta pegar na cozinha uma colher (sim, uma colher) e perceber que a parte interna da mesma se trata, de nada menos que um espelho côncavo (e a parte externa é um espelho convexo).
Os espelhos côncavos pertencem a uma classe de espelhos denominada espelhos esféricos (espelhos que contém sua superfície refletora em formato de uma calota esférica). Se a parte espelhada da calota for à parte interna, então o espelho será côncavo (e se for à parte externa a espelhada, o espelho será convexo). 

Mas afinal qual é a grande diferença entres esse tais espelhos côncavos e os queridos companheiros do nosso cotidiano? É a formação de imagem, pois nos espelhos planos as imagens são virtuais, direitas e do mesmo tamanho, já nos côncavos a formação de imagem depende da posição do objeto a ser refletido, que pode possuir uma imagem real ou virtual, direita ou invertida e menor ou maior (todas essas geradas com posições diferentes em relação ao centro de curvatura, foco e vértice do espelho). 


Acima se pode observar uma imagem com reflexão real, invertida e menor. Se o objeto de reflexão estivesse em outra posição que não fosse a que se encontra nessa representação (antes do centro de curvatura), sua reflexão poderia ser diferente (poderia ser virtual, direita ou maior).
Mas qual a utilidade dos espelhos côncavos? Eles podem parecer a principio sem nenhum uso, porém têm diversas utilidades, sendo, a projeção de imagem 3D, apenas uma delas.
Na sala “Miragem” do museu visitado podemos perceber o uso e a importância dos espelhos côncavos na formação de imagem 3D, já que para isso são necessários dois destes sobrepostos, onde o foco de um coincide com o vértice de outro. O objeto é colocado sobre o vértice do espelho de baixo e é projetado no foco do espelho de cima onde há uma abertura, assim é projetada uma “imagem real”, ou seja, uma imagem em 3D que só podemos saber que é em 3D por sermos incapazes de tocá-la. .



Saindo do assunto dos espelhos côncavos, que tal falar um pouquinho sobre outro objeto, as lunetas? Elas são aparelhos de aproximação, utilizados para a observação de objetos distantes. Elas possuem (como o microscópio) duas lentes convergentes que são dispostas coaxialmente: a objetiva (com grande distância focal que proporciona uma imagem real e invertida) e a ocular (com distância focal menor que proporciona uma imagem virtual e invertida)
Mas o que as lunetas têm a ver com o Museu das Minas e do Metal?A ligação acontece em uma sala, “Chão de Estrelas”,onde há  minerais espalhados pelo chão e só conseguimos os enxergar através das lunetas miradas para o chão, onde se encontram os minerais a serem observados.
   

E as miragens, o que você pensa que são? O que sabe a respeito? As miragens são nada mais, nada menos que fenômenos ópticos reais que acontecem normalmente em dias ensolarados, quando há um pequeno desvio das luzes refletidas por algum objeto, esse desvio é chamado de fenômeno de refração (Quando um feixe de luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente). Miragens costumam aparecer principalmente em desertos, asfaltos e em alto mar. Ou seja, a palavra “Miragem” nomeia ironicamente a sala da museu, já que não se trata de miragens e sim de imagens 3D.






Ciência e Tecnologia/Química




A tabela periódica foi criada para organizar alguns elementos devido às suas propriedades físicas e químicas. Antigamente essa tabela sofreu muitos ajustes por cientistas como Dmitri Mendeleiv,Antoine Lavoisier, Johann Wolfgang, Döbereiner Leopold, Gmelin Jean Baptiste Dumas e muitos outros até chegar a essa que conhecemos hoje, que pode ser assim ser apresentada:





A tabela hoje proposta pelo cientista Henry Moseley (século XX) possui aproximadamente 109 elementos, todos classificados entre suas propriedades químicas e físicas, tais como: número de massa, número atômico, número de valência, etc. E pode assim ser colocada:





A química de hoje em dia nos permite fazer algumas alterações nos átomos e até mesmo uma mistura. Uma mistura é a combinação de mais de um elemento formando algum novo elemento.


Hoje em dia nós temos muitos exemplos de misturas de elementos químicos que usamos no nosso dia a dia, por exemplo:
-Gasolina: mistura de compostos chamados hidrocarbonetos.
-Aço: mistura de ferro e carbono.
-Latão: mistura de cobre e zinco.
-Bronze: mistura de cobre e estanho.
-Ouro 18 quilates: mistura de 75% de ouro e 25% de cobre.
No museu das minas e do metal temos a presença de uma balança interativa chamada ‘’vale quanto pesa’’. Tal balança nos permite verificar a quantidade de metais existentes em nosso organismo e quais metais estão presentes em nosso corpo. Um aluno do nosso grupo subiu nessa balança e olhe só a quantidade de metal em seu corpo:

-Ossos:  945,6300 de cálcio;
               19,9080 de magnésio;

-Sangue:  3,5557 de ferro;
                  0,0608 de cobalto;

-Intestino:  1,8138 de zinco;

-Rins e fígado:  0,0094 de magnésio;

-Pâncreas:  0,0047 de Cromo;

-Enzimas:  0,0047 de Selênio;

-Pele e rins:  0,0018 de Molibdênio;

-Tecidos e fluidos:  0,0608 de cobre;

OBSERVAÇÃO: TODAS AS MEDIDAS ACIMA SÃO EM GRAMAS.
Você deve estar se perguntando se isso tudo no nosso corpo é realmente necessário para nosso organismo. A resposta é sim, isso tudo é muito importante para nosso corpo. 

CÁLCIO
Essa substância é uma das mais importantes principalmente para o crescimento, uma boa fonte de cálcio é o leite e seus derivados. Esse elemento evita a coagulação do sangue e a proliferação de bactérias. A falta de cálcio em nosso corpo pode acarretar em raquitismo, falha de controle da atividade muscular e perda da massa óssea. Por sua vez, o excesso de cálcio, embora muito raro, pode causar a calcificação dos tecidos moles.
MAGNÉSIO

 Esse elemento é importante principalmente para o nosso metabolismo, tomada de oxigênio e na atividade dos músculos. A falta de tal elemento em nosso organismo pode acarretar em um excesso de cálcio, que como vimos, pode causar a calcificação dos tecidos moles.
FERRO

A função do ferro limita-se a encaminhar o oxigênio para as células com um intermédio, ou seja, com uma ajuda da hemoglobina. A deficiência do ferro pode levar um homem a ficar com anemia.

COBALTO
Esse elemento químico tem como principal função produção de superligas, usadas em turbinas de aviões, e tem outras dezenas de aplicações. O cobalto não tem uma presença muito marcante no funcionamento do nosso corpo, mas em outras funções é muito importante.

ZINCO
O zinco é muito importante para nosso organismo, ele Participa na divisão celular, expressão genética, processos fisiológicos como crescimento e desenvolvimento, na transcrição genética, na morte celular, age como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares, além de participar da função imune e desenvolvimento cognitivo. A falta desse mineral em nosso corpo pode acarretar a deficiência no sistema de imunidade propiciando assim a entrada de vários vírus e bactérias em nosso corpo.

CROMO
Tal substância nos ajuda no metabolismo, consumindo aquela gordurinha a mais que temos no nosso organismo. Quando mais velho ficamos retemos mais o cromo em nosso corpo, assim o lipídeo e a glicose vão se agrupando e ficamos mais obesos.

SELÊNIO
É um minério de extrema importância e sua falta pode levar a pessoa a ter hipotireoidismo, que é uma doença que nos faz engordar mesmo se fizermos exercícios e atividades. Podemos encontrar o selênio: no farelo de trigo e na castanhas do pará.

COBRE
O cobre participa efetivamente na fixação do ferro na hemoglobina do sangue. Tal substância  pode ser encontrado em maiores quantidades no nosso cérebro e no fígado. Não devemos achar que a função do cobre no organismo não é importante, pelo contrário, essa função é muito importante para todo o funcionamento do nosso corpo.

Atualmente muitas coisas que estão ligados à nossas vidas são compostos químicos, ou seja, quando um ou mais elementos se ligam e formam um novo elemento, ou o chamado composto. Você sabia que a agua é um dos mais conhecidos compostos ? É a junção de dois átomos de hidrogênio para um de oxigênio.



A água é muito importante para o funcionamento de nosso corpo em geral, precisamos da água pra hidratar e para não causar muitos danos ao nosso organismo recomendam-se beber água todo dia. A maior parte da energia mundial hoje em dia é produzida a partir das usinas hidrelétricas (água), e como sabemos a água está cada vez mais se tornando “rara”, a poluição é um dos principais fatores, mais também o consumo inadequado também é um fator marcante. Assista à esse vídeo sobre algumas curiosidades da água e a energia.


Água



A representação química da agua sendo o cinza hidrogênio e o vermelho o oxigênio



















Outro representante de um composto é o sal de cozinha que é muito usado por todos nos diariamente, o sal é importante e ajuda o funcionamento do cérebro e a digestão de alimentos, mas tal composto em excesso pode causar mal ao nosso organismo, nos levando a hipertensão e vários outros problemas no nosso corpo. Você já pegou um único grão de sal e viu o que era ? É um pequeno cristal, formado pela junção de seus elementos. A seguir tem um video sobre de onde veio o sal de cozinha que tanto usamos?



O sal








O grão de sal












Outro composto muito importante para nossa vida é o gás carbono que é representado pela fórmula CO2. Os seres humanos inspiram oxigênio e expiram o gás carbono. Essa substancia é essencial para as plantas realizarem a chamada fotossíntese. O gás carbono está estocado em muitos locais do planeta (no mar, no ar, nas montanhas rochosas, etc.) e é indispensável para muitos seres vivos hoje existentes. Assista ao vídeo que se segue.


Um dos principais fatores do aquecimento global.

Representação química do gás carbônico.(CO2)












Atualmente todos nós gostaríamos de ter algumas belas joias de ouro não é ? Esse material é caro no mercado por estar cada vez mais escasso na natureza. Existem três tipos de ouro: o amarelo, o branco e o vermelho. O ouro amarelo tem junto o cobre e a prata, o ouro branco existem também a prata, paládio e/ou níquel e o ouro vermelho tem em sua composição o ouro amarelo (cobre e prata) juntamente com cobre, prata e zinco. A seguir, um vídeo com algumas curiosidades sobre o ouro.

Ouro amarelo

Ouro Branco


Ouro vermelho