quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conclusão


No dia 24 de abril de 2012 saímos da escola COLEGUIUM/OP 07h40min com destino ao Museu das Minas e do Metal situado na Praça da Liberdade. Os professores Juarez Silveira e Cristina Penha nos acompanharam juntamente com Daniela e Marci da equipe Quíron. 
Para chegarmos ao museu fizemos o seguinte trajeto: Pegamos a Av. Conceição do Mato Dentro, passamos pela Av. Carlos Luz, e em seguida a Av. Pedro II, entramos no elevado castelo branco, depois na Praça Raul Soares e então chegamos ao nosso destino final: Praça da Liberdade onde se encontra o Museu das Minas e do Metal.

Chegando ao museu às 08h30min encontramos Sandro, Lucas e Marcelo que nos deram algumas instruções de como agir no Museu, entre elas estava:

 - Proibido comer e beber no interior do Museu. 

 - Proibido caneta, lápis e papel.
 - Maquina apenas sem Flash.
Todas essas medidas visando principalmente à preservação do local. 

A primeira sala da visita (Matéria Prima) apresenta a teoria do Big Bang. O segundo espaço visitado é a sala “janelas para o mundo”, lá tivemos a oportunidade de assistir a alguns vídeos muito interessantes que tratavam do uso dos metais no passado, no presente e também seus avanços. Em seguida fomos para a balança interativa que mede (em gramas) a quantidade de metais no corpo de cada ser humano e quais o compõem. Na mesa de átomos o grupo pôde juntar alguns elementos criando outros novos. 

Houve também mais três salas, uma delas conhecida como a “sala das minas”, onde são encontrados mais vídeos. 

As 10h46min fomos ao auditório do museu onde assistimos a uma palestra dos guias que nos acompanharam.

Às 10h52min a palestra acabou e fomos lanchar.

Demoramos exatos 8 minutos para chegar ao Califórnia Café e às 11h20min fomos embora para escola e chegamos lá cerca de 12h00min. 
Após a visita, concluímos que o passeio ao museu é um programa interessante e diferente já que se trata de um museu inovador uma vez que ele quebra todas as expectativas referentes a um museu, pois não apresenta coisas velhas e chatas ou apenas uma apresentação de obras.
No museu, mostram-se os segredos do metal que muitas vezes não conhecemos ou simplesmente não percebemos a presença destes em nossas vidas ou até mesmo em nossos corpos.
Todos deveriam conhecer o museu, não sozinho mas sim com toda a família pois desde crianças até os idosos iriam gostar das belezas presentes no museu das minas e do metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário