quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ciência e Tecnologia/Química




A tabela periódica foi criada para organizar alguns elementos devido às suas propriedades físicas e químicas. Antigamente essa tabela sofreu muitos ajustes por cientistas como Dmitri Mendeleiv,Antoine Lavoisier, Johann Wolfgang, Döbereiner Leopold, Gmelin Jean Baptiste Dumas e muitos outros até chegar a essa que conhecemos hoje, que pode ser assim ser apresentada:





A tabela hoje proposta pelo cientista Henry Moseley (século XX) possui aproximadamente 109 elementos, todos classificados entre suas propriedades químicas e físicas, tais como: número de massa, número atômico, número de valência, etc. E pode assim ser colocada:





A química de hoje em dia nos permite fazer algumas alterações nos átomos e até mesmo uma mistura. Uma mistura é a combinação de mais de um elemento formando algum novo elemento.


Hoje em dia nós temos muitos exemplos de misturas de elementos químicos que usamos no nosso dia a dia, por exemplo:
-Gasolina: mistura de compostos chamados hidrocarbonetos.
-Aço: mistura de ferro e carbono.
-Latão: mistura de cobre e zinco.
-Bronze: mistura de cobre e estanho.
-Ouro 18 quilates: mistura de 75% de ouro e 25% de cobre.
No museu das minas e do metal temos a presença de uma balança interativa chamada ‘’vale quanto pesa’’. Tal balança nos permite verificar a quantidade de metais existentes em nosso organismo e quais metais estão presentes em nosso corpo. Um aluno do nosso grupo subiu nessa balança e olhe só a quantidade de metal em seu corpo:

-Ossos:  945,6300 de cálcio;
               19,9080 de magnésio;

-Sangue:  3,5557 de ferro;
                  0,0608 de cobalto;

-Intestino:  1,8138 de zinco;

-Rins e fígado:  0,0094 de magnésio;

-Pâncreas:  0,0047 de Cromo;

-Enzimas:  0,0047 de Selênio;

-Pele e rins:  0,0018 de Molibdênio;

-Tecidos e fluidos:  0,0608 de cobre;

OBSERVAÇÃO: TODAS AS MEDIDAS ACIMA SÃO EM GRAMAS.
Você deve estar se perguntando se isso tudo no nosso corpo é realmente necessário para nosso organismo. A resposta é sim, isso tudo é muito importante para nosso corpo. 

CÁLCIO
Essa substância é uma das mais importantes principalmente para o crescimento, uma boa fonte de cálcio é o leite e seus derivados. Esse elemento evita a coagulação do sangue e a proliferação de bactérias. A falta de cálcio em nosso corpo pode acarretar em raquitismo, falha de controle da atividade muscular e perda da massa óssea. Por sua vez, o excesso de cálcio, embora muito raro, pode causar a calcificação dos tecidos moles.
MAGNÉSIO

 Esse elemento é importante principalmente para o nosso metabolismo, tomada de oxigênio e na atividade dos músculos. A falta de tal elemento em nosso organismo pode acarretar em um excesso de cálcio, que como vimos, pode causar a calcificação dos tecidos moles.
FERRO

A função do ferro limita-se a encaminhar o oxigênio para as células com um intermédio, ou seja, com uma ajuda da hemoglobina. A deficiência do ferro pode levar um homem a ficar com anemia.

COBALTO
Esse elemento químico tem como principal função produção de superligas, usadas em turbinas de aviões, e tem outras dezenas de aplicações. O cobalto não tem uma presença muito marcante no funcionamento do nosso corpo, mas em outras funções é muito importante.

ZINCO
O zinco é muito importante para nosso organismo, ele Participa na divisão celular, expressão genética, processos fisiológicos como crescimento e desenvolvimento, na transcrição genética, na morte celular, age como estabilizador de estruturas de membranas e componentes celulares, além de participar da função imune e desenvolvimento cognitivo. A falta desse mineral em nosso corpo pode acarretar a deficiência no sistema de imunidade propiciando assim a entrada de vários vírus e bactérias em nosso corpo.

CROMO
Tal substância nos ajuda no metabolismo, consumindo aquela gordurinha a mais que temos no nosso organismo. Quando mais velho ficamos retemos mais o cromo em nosso corpo, assim o lipídeo e a glicose vão se agrupando e ficamos mais obesos.

SELÊNIO
É um minério de extrema importância e sua falta pode levar a pessoa a ter hipotireoidismo, que é uma doença que nos faz engordar mesmo se fizermos exercícios e atividades. Podemos encontrar o selênio: no farelo de trigo e na castanhas do pará.

COBRE
O cobre participa efetivamente na fixação do ferro na hemoglobina do sangue. Tal substância  pode ser encontrado em maiores quantidades no nosso cérebro e no fígado. Não devemos achar que a função do cobre no organismo não é importante, pelo contrário, essa função é muito importante para todo o funcionamento do nosso corpo.

Atualmente muitas coisas que estão ligados à nossas vidas são compostos químicos, ou seja, quando um ou mais elementos se ligam e formam um novo elemento, ou o chamado composto. Você sabia que a agua é um dos mais conhecidos compostos ? É a junção de dois átomos de hidrogênio para um de oxigênio.



A água é muito importante para o funcionamento de nosso corpo em geral, precisamos da água pra hidratar e para não causar muitos danos ao nosso organismo recomendam-se beber água todo dia. A maior parte da energia mundial hoje em dia é produzida a partir das usinas hidrelétricas (água), e como sabemos a água está cada vez mais se tornando “rara”, a poluição é um dos principais fatores, mais também o consumo inadequado também é um fator marcante. Assista à esse vídeo sobre algumas curiosidades da água e a energia.


Água



A representação química da agua sendo o cinza hidrogênio e o vermelho o oxigênio



















Outro representante de um composto é o sal de cozinha que é muito usado por todos nos diariamente, o sal é importante e ajuda o funcionamento do cérebro e a digestão de alimentos, mas tal composto em excesso pode causar mal ao nosso organismo, nos levando a hipertensão e vários outros problemas no nosso corpo. Você já pegou um único grão de sal e viu o que era ? É um pequeno cristal, formado pela junção de seus elementos. A seguir tem um video sobre de onde veio o sal de cozinha que tanto usamos?



O sal








O grão de sal












Outro composto muito importante para nossa vida é o gás carbono que é representado pela fórmula CO2. Os seres humanos inspiram oxigênio e expiram o gás carbono. Essa substancia é essencial para as plantas realizarem a chamada fotossíntese. O gás carbono está estocado em muitos locais do planeta (no mar, no ar, nas montanhas rochosas, etc.) e é indispensável para muitos seres vivos hoje existentes. Assista ao vídeo que se segue.


Um dos principais fatores do aquecimento global.

Representação química do gás carbônico.(CO2)












Atualmente todos nós gostaríamos de ter algumas belas joias de ouro não é ? Esse material é caro no mercado por estar cada vez mais escasso na natureza. Existem três tipos de ouro: o amarelo, o branco e o vermelho. O ouro amarelo tem junto o cobre e a prata, o ouro branco existem também a prata, paládio e/ou níquel e o ouro vermelho tem em sua composição o ouro amarelo (cobre e prata) juntamente com cobre, prata e zinco. A seguir, um vídeo com algumas curiosidades sobre o ouro.

Ouro amarelo

Ouro Branco


Ouro vermelho










Nenhum comentário:

Postar um comentário